quinta-feira, 20 de março de 2014

A Prestação de Serviços no Vale do Aço

De conversa em conversa, de bate papo em bate papo em rodas de amigos, em filas de banco, dentro de coletivos e em tantos outros lugares a toada é a mesma. Todos comentam: a qualidade da prestação de serviços no Vale do Aço está ruim.
A coisa está difícil na utilização de uma agência bancária, na utilização de prestadoras de serviço de saúde, na contratação de pedreiros e eletricistas, na compra de produtos fabricados na região como de serralheiros e de produtos diversos, assim como na montagem e instalação de qualquer coisa que se precise.
O dia a dia de quem busca uma prestação de serviço na região corre, mais ou menos assim:
Nas agências bancárias e nas prestadoras de serviços de saúde, com alocação para uma quantidade fixa de caixas e atendentes, simplesmente é um caso decorativo, ou seja, a disponibilidade de caixas e atendentes para atendimento ao público em geral é a metade do previsto e muitas das vezes até mesmo, a menos que a metade do previsto, ficando o restante, vazio. O que representa um tremendo desrespeito ao cidadão que na maioria das vezes é cliente destas instituições. Imaginem se não o fossem?
Nos caixas eletrônicos o desrespeito é o mesmo! Existem caixas que não funcionam ou que estão fora do ar quase que continuamente. E a falta de estrutura? A falta de estrutura de um modo geral é ruim e nas prestadoras de saúde é flagrante!
Na hora de se precisar mandar fabricar alguma coisa, aí dói até o calcanhar! As medidas contratadas não conferem, o prazo de entrega deixa a desejar e o retrabalho é inevitável. Não existe um mínimo de diálogo do executor do serviço com o cliente citando o defeito apresentado e buscando saber do cliente se a mercadoria com defeito o atenderia ou não. Predomina, a vontade de entrega da mercadoria fora de especificação gerando desgastes físico-emocionais e custos adicionais para ambas as partes. Incrível isso!
Falta uma noção mínima de qualidade de atendimento ao cliente e de qualidade do produto. Falta um simples exercício de se colocar no lugar do cliente o qual vai utilizar o produto e carregar o problema de uso daquela mercadoria ou daquele serviço mal executado, para sempre. Até que ele cliente, encontre um novo executor que faça o trabalho corretamente, elevando assim os custos financeiros para ele. Haja paciência e recursos adicionais!
E os atendimentos informais que ficam no boca a boca! Novamente se torna difícil. Falta muito respeito ao cliente. O que foi combinado vai pra o espaço, não se cumpre absolutamente nada! No entanto, as desculpas mais esfarrapadas existem em quantidade e de modo diverso, sem que, na realidade, convença qualquer cliente mais atento, prejudicando assim o relacionamento cliente/prestador do serviço. Ou seja, reina a cara de pau!
E tudo isso se estende também a profissionais mais qualificados como médicos, dentistas, advogados dentre outros. Assim, é o médico que não escuta o paciente, o dentista que se descuidou, o advogado que está mais interessado no valor da demanda do que, propriamente, em atender correta e dignamente o seu cliente - e assim vai - um desrespeito total ao cliente/cidadão consumidor!
Prestadores de serviços: procure qualificar os serviços executados. Sempre que receber uma tarefa, avalie as suas próprias condições para executar o serviço. Caso não esteja apto a elaborar o serviço, avise ao contratante, pois é melhor para um profissional recusar um serviço do que realizá-lo de forma ineficiente. O seu nome ou nome de sua empresa estará sempre em jogo, por isso, evite realizar serviços de má qualidade.
Se o seu trabalho é a produção de algum produto, utilize material adequado e de qualidade, dê garantias, faça um trabalho de qualidade superior. Verifique sempre cada procedimento de produção e verifique o detalhamento do produto. Se a tarefa for passada para outro funcionário, fiscalize cada procedimento para que o serviço fique de acordo com as expectativas do seu cliente.

Quando for determinado o prazo para a entrega de um produto ou execução de um serviço, cumpra rigorosamente o combinado para que o cliente possa criar confiança em seu serviço. É comum acontecer imprevistos, quando isso acontecer, o profissional deve entrar imediatamente em contato com o cliente relatando o ocorrido. 
Quando o profissional for contratado para prestar serviços fixos a um determinado cliente, a qualidade deve ser sempre vista como um diferencial, pois o cliente avaliará sempre o desempenho do contratado em relação às necessidades e exigências da tarefa a ser executada.
Busque a excelência e a ética e os resultados virão, além disso, tenha sempre foco no cliente. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário