domingo, 8 de junho de 2014

O outro lado da Economia

Nestes quase quatro anos de governo federal já se emitiu pela batuta do atual ministro da fazenda brasileiro o Sr. Guido Mantega, perto de 25 pacotes econômicos com a finalidade exclusiva de melhorar o quadro caótico que a Presidente Dilma encontrou a economia, deixada pelo eterno Presidente Lula, quando formalmente “presidiu” o país. 
Porém, curiosamente o Ministro da Economia do presidente Lula é o mesmo da Presidente Dilma, Guido Mantega. A diferença está em que Lula encontrou uma economia saneada, uma doutrina econômica sadia, herdada de seu antecessor. Uma pujante economia internacional, uma efervescência interna onde havia um presidente sério no Banco Central que sabia exercer a sua autoridade. 
Muito se falou da saída do referido ministro por aqui e até mesmo no exterior. Mas, de que vale trocar o ministro se todos sabem que a condução desta barafunda econômica que introduziu o caos no país e na economia é da atual Presidente. O Ministro Mantega, se mantém como simples porta-voz desta hoste. Parece não ter competência para mais do que isto.
Lembremos que é exatamente nos momentos de crise, que surge a oportunidade de se mostrar criatividade e competência, com visão global e os pés na realidade. O que está errado então? Perguntamos todos: tudo. É simples entender, pois, sempre foi parte da visão caolha do Petismo conter a indústria apenas ao mercado interno onde na ótica do partido, se a indústria exportar traria desabastecimento ao mercado interno, e o pior, com a visão de que as empresas se tornariam mais uma força de oposição ao governo. Nada mais equivocado e simplista para o mundo globalizado de hoje!
Nossa agricultura tem sido contida pela falta de estrutura logística. Ou seja, é possível se produzir no Brasil de forma extremamente competitiva, porém com as estradas mal cuidadas e os portos sucateados fazem com que a produção ou não chegue ao seu destino, ou chegue atrasada com um custo elevadíssimo retirando a competitividade do produto nacional.
O PT chegou ao poder com as contas públicas bem estruturadas e tão logo passou a processar o endividamento interno de forma irresponsável e inconseqüente. Daí, passou dos limites e hoje já não há mais espaço para mais irresponsabilidades neste campo. Por outro lado a arrecadação trilhonária de impostos que faz com que o brasileiro trabalhe cinco meses do ano apenas para pagar seus impostos está sendo consumida pela corrupção e pela incompetência das autoridades reinantes. 
As escolas públicas estão um caos, as universidades federais cada vez mais politizadas e menos atenta a pesquisa e ao ensino propriamente, a saúde vive uma calamidade, a segurança um desastre. Chegamos ao cúmulo do absurdo onde a bolsa para “assassino encarcerado” é maior do que os proventos do trabalhador aposentado e do salário de um trabalhador qualificado. Não temos dinheiro para a saúde, para pagar nossos médicos, mas o governo doa $25 milhões para hospital em Gaza, $957 milhões para construir o Porto de Mariel em Cuba; perde $40 milhões em investimento da Petrobrás para a Bolívia de Evo Morales; e se utiliza de 97% do dinheiro público com gastos superfaturados na construção dos estádios para a Copa das Copas...
O trabalhador brasileiro diariamente pena ao tomar um ônibus para ir ao trabalho quando milhões vivem no boteco sem fazer nada graças às distorções do programa bolsa família. Se é que o podemos chamar de programa! Assim, o PT criou uma inversão acentuada nos valores da sociedade brasileira onde são prestigiados os menores assassinos, os preguiçosos de toda ordem, os corruptos, os incompetentes, violentando com isso os direitos de trabalhadores e de cidadãos honestos. Especialistas dizem que dez anos de "emprego" no governo central vale mais pontos do que a qualificação profissional de um cidadão.
Por esta razão e tantas mais que os investidores internacionais se afastam cada vez mais do Brasil fazendo o país perder investimentos externos de qualidade, inteligências e novos empreendimentos saudáveis à economia. O empresariado externo foge da insegurança física e da desbaratada política econômica brasileira. Sabem que o barco está fazendo água e que é preciso encontrar um porto seguro onde possam tranquilamente ancorar seus investimentos.
Desta forma, na 'Nova Ordem Petista', não é preciso trabalhar, estudar e ter uma vida honesta, basta procriar ao máximo e exigir ao extremo. Porém, isto apenas leva ao caos. Assim, nossa economia não aguentará e se explodirá batendo em uma tremenda recessão, pois a distribuição da renda (gerada por poucos) se esgotará, pois, sem a contrapartida produtiva de quem apenas recebe sem trabalhar levará incondicionalmente o Estado à bancarrota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário