domingo, 9 de novembro de 2014

Petróleo e Gás na Noruega

Por muitas décadas, a Noruega tem sido a força motriz por trás do sucesso do setor de petróleo e gás da Europa e certamente continuará sendo referência, pelo menos, pelos próximos 10 anos.
A Noruega, país com melhor funcionamento e estabilidade do mundo, soube lidar com a crescente demanda de energia desde os anos setentas, enfrentando regulamentos ambientais restritivos e métodos cada vez mais desafiadores de prospecção de recursos profundos.
A necessidade de formação de profissionais altamente qualificados foi um dos desafios enfrentados, já que a necessidade de profissionais na área crescia exponencialmente. Com a escassez de mão de obra qualificada em todo o setor petroleiro, não somente para o início das operações como também para atender a demanda futura foi imprescindível desenvolver pessoal para garantir o crescimento da indústria norueguesa de petróleo e gás.
Deste modo, tanto lá como cá se registrou o aumento de demanda por profissionais altamente qualificados como engenheiros e profissionais com experiência em GGRE (geologia, geofísica e engenharia de reservatórios) e nas áreas de SSMA (saúde, segurança e meio ambiente), finanças e TI (tecnologia da informação).
Como não poderia deixar de ser o crescimento e o aumento da demanda por profissionais qualificados que são atribuídos a vários fatores, tem como principal deles o avanço tecnológico.
A Noruega é reconhecida mundialmente por sua capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias no setor de petróleo e gás, não apenas em relação aos projetos locais no Mar do Norte, mas também relacionados aos mercados emergentes e internacionais, como Brasil e Rússia. À medida que os países buscam o que há de mais avançado e melhor em tecnologia, eles procuram cada vez mais as empresas norueguesas para o fornecimento de equipamentos e talentos. Assim, quanto mais recursos petrolíferos são descobertos em ambientes inóspitos, a demanda por novos equipamentos especializados certamente aumentarão, o que coloca a Noruega em uma posição privilegiada.
Por outro lado, a competição por melhores talentos no setor também é um fator fundamental à medida que as empresas começam a planejar incursões futuras no mercado de energias renováveis incluindo o desenvolvimento de energia ondomotriz (energia proveniente do aproveitamento das ondas oceânicas)  e a eólica (proveniente do vento).
A descoberta recente de reservas no norte do país vem oferecendo novas oportunidades para muitas organizações, ao mesmo tempo em que gera demanda por profissionais qualificados como geólogos, geofísicos, engenheiros e especialistas em saúde e segurança.
Suprir a demanda por mão de obra qualificada para o setor tem sido um estímulo para que algumas empresas comecem a buscar no exterior os melhores candidatos para suprir a escassez de recursos humanos na área.
Em “Aberdeen”, na Escócia, diversos profissionais qualificados foram transferidos com sucesso do setor automotivo para os setores aeroespacial e de mineração - preenchendo cargos estratégicos na indústria de petróleo e gás, trazendo com eles novas idéias e habilidades.
Com o crescimento da indústria norueguesa de petróleo e gás e a falta de recursos humanos para o setor significou olhar para as próximas gerações e conscientizá-las das oportunidades futuras no setor petrolífero, incentivando cada vez mais estudantes a escolher cursos que embasem uma carreira no setor petrolífero.
Não foi à toa que uma grande delegação de empresários mineiros e representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, participaram recentemente da maior feira mundial do setor de petróleo e gás em “Stavanger”na Noruega.
Minas Gerais não tem mar, mas possui o maior parque industrial metal mecânico do Brasil, (parte dele aqui em Ipatinga), com capacidade para atender o crescimento das encomendas da Petrobras na exploração dos campos submarinos do pré-sal. 
O resultado da experiência de empresários, liderados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), foi o aprendizado durante a feira e o estabelecimento de contatos que possibilitem importar a experiência dos noruegueses em áreas de exploração de camadas profundas de petróleo em alto-mar. 
A tecnologia desenvolvida pelos nórdicos pode garantir mais competitividade e geração de empregos em Minas e também aqui em Ipatinga. 
A mudança que os Noruegueses promoveram nos últimos 40 anos aconteceu quando eles começaram a exploração de petróleo. Inicialmente se valeram de empresas estrangeiras, passaram por agregação de valor aos equipamentos de prospecção, desenvolveram as empresas locais e criaram novas tecnologias que trouxe todo esse desenvolvimento que eles possuem hoje.
Com um dos índices de qualidade de vida mais altos do mundo e pacotes de benefícios competitivos aos participantes das prospecções, a Noruega tem oferecido oportunidades atraentes para os talentos mais brilhantes do setor que através da ampliação das exportações de petróleo e gás para o mundo, da sua economia saudável e com uma substancial riqueza acumulada, nos levam a crer que a Noruega irá permanecer entre os países mais ricos do mundo por muito tempo, o que os contemplam com um futuro favoravelmente próspero e previsível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário