sexta-feira, 3 de abril de 2015

Um pouco de economia

As economias desenvolvidas e aquelas com um grau maior de organização interna tendem a preparar e desenvolver indicadores econômicos que representam o curso da atividade futura do país.
Assim, os principais indicadores que registram tais fatos dentro de uma economia correspondem às vendas de varejo que é usada para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais onde os principais varejistas são os Supermercados e Hipermercados, Farmácias, Concessionárias de Veículos, Lojas de Vestuários, Lojas de Materiais de Construção, Lojas de Móveis e Decoração, Postos de Gasolina, Lojas de Eletroeletrônicos, dentre outros.
Outro indicador importante é a produção industrial que aqui no Brasil é caracterizada por ser relativamente diversificada, porém imatura no sentido de estar se especializando em setores intensivos em recursos naturais e com pouco avanço em direção ao fortalecimento de cadeias produtivas com produtos de maior conteúdo tecnológico. Isso sugere que, se esta tendência não for revertida, a contribuição da indústria para o crescimento da economia deve, inevitavelmente, se reduzir no futuro próximo, reduzindo o potencial de crescimento da economia como um todo.
Cabe lembrar que mais de setenta por cento da produção industrial brasileira encontra-se na região sudeste, representando cinquenta por cento da produção nacional, tendo como responsável um único estado: São Paulo, que concentra quarenta por cento dos estabelecimentos industriais país.
A construção civil também merece destaque nesta análise, pois, engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras bases da infra-estrutura, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas complementares.
Importante também no diagnóstico futuro da economia é a atividade financeira que engloba os processos relacionados com a gestão dos recursos públicos e privados, o nível de dinheiro em circulação em uma economia, o crédito, os títulos, as ações e as obrigações pertencentes ao estado, às empresas e aos indivíduos. E que num sentido mais amplo, engloba todo o setor financeiro nacional e internacional que nos revelam para onde está indo a economia.
Já os indicadores secundários aqueles que nos mostram onde a economia está tem como principal componente as estatísticas relacionadas ao índice de desemprego.
Assim, o desemprego depende do nível de atividade econômica do país onde a oferta de emprego está ligada ao sistema econômico vigente e ao que ele produz, assim como ao grau de tecnologia empregada no ambiente econômico e que guarda conexão com a política econômica governamental e empresarial estabelecida e, principalmente, com a preparação e qualificação da mão de obra que é colocada no mercado pelo sistema de ensino existente, o que deságua invariavelmente na ociosidade involuntária ou não, do contingente populacional que é a força de trabalho que deveria estar ativa em uma sociedade que poderíamos chamar de moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário