quinta-feira, 2 de julho de 2015

Olhando para 2022

Lembram-se da máquina de escrever? Há pelo menos duas décadas, os computadores roubaram o espaço das máquinas de escrever e o último modelo foi fabricado em 2011.
Pois é! Assim como esse tipo de indústria, outros negócios podem desaparecer até 2022. É o que diz uma pesquisa realizada pela YEC – “Young Entrepreneur Council”, dos Estados Unidos. 
Assim, as empresas de táxis podem desaparecer. Aplicativos que localizam, chamam ou agendam um táxi podem fazer com que as empresas administradoras de frotas desapareçam nos próximos anos. De acordo com estudos e registros “apps” (aplicativos) como “Uber” (aplicativo para dispositivo móvel) e “Lyft” (contato direto a aplicativos), já começaram a desintegrar esses serviços nos Estados Unidos.
Os telefones residenciais tendem a desaparecer com o tempo. Ou seja, ter um telefone fixo em casa pode se tornar obsoleto antes mesmo de 2022 e a razão para isso são os telefones móveis que estão por toda parte. Nos Estados Unidos, o número de “smartphones” (telefones inteligentes) já ultrapassou os telefones fixos como também aqui no Brasil. E lembrar que o primeiro telefone fixo chegou ao Brasil como presente para Dom Pedro II, e então as centrais telefônicas começaram a ser instaladas principalmente no sudeste e sul brasileiro.
Outra indústria que pode estar com os dias contados é a de cartões de plástico. Isso porque, de acordo com pesquisas, cedo ou tarde, eles deverão ser substituídos por meios de pagamentos móveis. 
Os cinemas também entram para a lista. Para os pesquisadores, os cinemas também tendem a desaparecer até 2022. Hoje, tecnologias como HDTV e sistemas digitais de som têm feito com que muita gente prefira ver filmes em casa.  
CDs, DVDs, cartões de memória e outros, também não se sustentam. Com o aumento da presença de armazenamento de dados em nuvem e serviços de “streaming” (transmissão) e muitas outras formas de guardar informações farão o fim dos CDs e DVDs.
TV a cabo é outro dilema. A internet tem mudado a maneira de como assistimos vídeos. De acordo com a pesquisa, como a internet de alta velocidade atinge muitos lugares e lares, não haverá daqui a algum tempo a necessidade de se pagar por um serviço a cabo. 
As carteiras de couro que normalmente acomodam dinheiro e cartões, também devem se tornar acessórios dispensáveis nos próximos anos. Em um futuro próximo, as pessoas terão tudo que precisam para pagar uma conta em seus “smartphones”.  
Os atendentes de “fast food” (alimentação rápida) que se cuidem. A pesquisa mostrou que os atendentes de redes como “McDonald’s e Burger King” também podem desaparecer nos próximos anos. De acordo com o levantamento, os clientes não estão interessados na maneira como eles são atendidos, mas sim em conseguir o lanche que desejam com rapidez.
Já as profissões que devem desaparecer no futuro são muitas. A de carteiro, por exemplo, vem impactada pela tecnologia. E a carreira de repórter de jornal impresso também não tem futuro nada animador.
Os Caixas de Banco também vêm entrando em dificuldades. Com o dinheiro cada vez mais eletrônico e processos automatizados mesmo para procedimentos de reconhecimento do cliente, como identificação biométrica, vai ficar cada vez mais difícil encontrar caixas nos guichês dos bancos.
Atendentes de Telemarketing entram em rota de queda, pois o atendimento via máquinas que imitam um atendente simpático já faz parte da realidade. Por meio da inteligência artificial, os robôs saberão identificar os problemas e propor soluções, colocando assim, fim aos serviços de atendentes.
Os Metalúrgicos devem se atentar para os novos momentos. Assim, os que não forem substituídos pela atividade robótica provavelmente estarão localizados em países de mão de obra barata como hoje já acontece como Índia e China, e mais adiante no Vietnã.
Os Recepcionistas que fiquem de olho. Algumas empresas, como a Microsoft, já estudam a instalação de recepcionistas virtuais na entrada dos seus edifícios. Segundo o futurólogo “Ian Pearson” ao se automatizar a rotina se humaniza as pessoas, deixando que as máquinas façam o que cabe a elas fazerem para que os homens façam o que cabe a eles fazerem.
Outras profissões desgastadas com o tempo e sendo substituídas pela tecnologia são: agricultor, leitor de medidor, agente de viagem, lenhador, comissário de bordo, operador de furadeira, funcionário de gráfica e fiscal de impostos.
Lembre-se. Nada do que foi dito acima tem o intuito de desanimar qualquer profissional que seja, mas sim o de fazer com que os ocupantes dos cargos se posicionem melhor dentro das novas perspectivas do chamado mundo moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário