terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dinheiro traz felicidades para você?

Pesquisa realizada pelo escritório de estatísticas nacionais do Reino Unido, o “Office for Nacional Statistics” (ONS), com dados de 2011 e 2012, porém, divulgada recentemente revela que ter dinheiro investido em ações ou em investimentos traz mais felicidade para as pessoas do que possuir vários bens como imóveis ou carros na garagem. E ainda, que as pessoas preferem gastar mais o dinheiro ganho com viagens do que em adquirir coisas materiais.
Este estudo realizado no Reino Unido mostra também que o dinheiro não somente aumenta a felicidade como também reduz a ansiedade das pessoas, indicando ainda que quanto maior é a riqueza da pessoa, maior é o nível de satisfação com a vida e com a felicidade pessoal.
Já outro estudo realizado pela “Cornell University” (Universidade de Cornell), em Nova York e divulgado pela “FastCo”, traz algo parecido, mostrando que é as pessoas preferem gastar o dinheiro ganho com viagens para adquirir novas experiências de vida do que comprando ou adquirindo coisas materiais.
Falando estritamente sobre dinheiro precisamos compreender que, em realidade, não existem fórmulas mágicas para o enriquecimento das pessoas, porém, é possível criar caminhos que conduzam a uma vida próspera e feliz.
Dizia Machado de Assis: “O dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que fazer com ele”. Aí está uma das sutilezas do dinheiro. Precisamos entender que a felicidade não está no dinheiro em si, mas sim no que ele pode fazer por nós. Desse modo, é preciso buscar uma relação mais saudável com ele o dinheiro.
Vivemos em um período marcado por denúncias de corrupção no qual a questão central está intimamente ligada a má utilização ou malversação (apropriação de fundos no exercício de um cargo) de recursos públicos. Isso nos trás a falsa sensação ou a certeza de que tudo é culpa do dinheiro; que o dinheiro é sujo; que o dinheiro é ruim; e assim por diante.
Por outro lado, ser bem-sucedido financeiramente não é um pecado mortal a ninguém, não é mesmo?
Segundo especialistas, é possível transformar o dinheiro em ferramenta de felicidade. Assim, nunca deixe de aprender! A internet democratizou o aprendizado e hoje vivemos em um mundo cheio de oportunidades e nunca foi tão fácil aprender, não somente, sobre finanças como também sobre tudo o que as pessoas tiverem interesse em conhecer e saber. Desse modo, aprenda o que puder e como puder! Busque, erre e experimente! Aprenda com os erros dos outros! Aprenda com a sua família! Aprenda!
Torne saudável sua relação com o consumo e com o crédito. Estamos passando por um momento delicado na economia brasileira. E nestes tempos de recessão, a tendência é de encarecimento do crédito que se torna algo caro.
Indispensável, porém, será a adoção de uma postura mais conservadora e franca com o dinheiro, apostando definitivamente no “consumo consciente” e no pagamento de compras genuinamente à vista.
É hora de diminuir a busca por empréstimos. Com tanta dívida e financiamento de tudo, não é possível! O caminho deve ser outro, mais focado em prioridades. Defina melhor os objetivos e passe a economizar e a poupar para conquistar um futuro melhor.
Nunca deixe de investir e poupar para o futuro. Por mais que seja um discurso repetitivo, não deixe de segui-lo. Vejam que os economistas falam muito sobre isso, mas em realidade, não se pratica nada disto. Por outro lado, o que isso traz a nós mesmos e ao país é uma realidade triste. Notem que o tempo passa muito rapidamente e vai haver um momento em que as pessoas chegarão à aposentadoria.
Dificuldades é a tônica de grande parte dos aposentados do país e grande parte deles sobrevive com o amparo ou financeiro de familiares e amigos, pois as aposentadorias e pensões não garantem nem mesmo a compra dos remédios. Pense nisso!
A expectativa de vida do brasileiro vem crescendo muito, mas para que o brasileiro desfrute com mais qualidade de vida deste tempo adicional de vida é fundamental que comece a se preparar o bolso o quanto antes; se possível comece desde o primeiro emprego, para aqueles que estão iniciando no mundo do trabalho. E para os demais, o quanto antes, pois depender dos governantes nunca foi uma boa opção aqui no Brasil.
Não esperemos mais para garantir o nosso futuro! Comece a se planejar! Considere como será sua realidade futura; identifique seus desejos, vontades e necessidades lá na frente! Aprenda que quanto maior for o tempo até lá, mais oportunidades e menores quantidades de dinheiro serão necessárias para construir o futuro ideal.
Para isso, três palavrinhas são mágicas: invista, invista e invista! De outro modo, ou você prepara seu próprio futuro ou terá que depender de outras pessoas para vivê-lo com alguma dignidade. Não pague para ver, isso pode se revelar muito caro!
Algumas coisas somos nós mesmos que as fazemos. Procure não depender totalmente dos outros, pois eles podem não atender suas expectativas de momento e de futuro.
Anote tudo, corte gastos, pague suas dívidas e comece a poupar e a investir. Aos poucos você notará uma mudança incrível em suas finanças e, por conseguinte, em sua própria vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário