quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O mundo está mudando...

O mundo, literalmente, está mudando sem que o percebamos. Os computadores, nossos aliados de hoje, vêm silenciosamente introduzindo o que os especialistas chamam de “Quarta Revolução Industrial”. Assim, softwares (programas) vêm transformando as atividades tradicionais dos negócios, os quais serão notados mais visivelmente, nos próximos cinco a dez anos.
O UBER, uma empresa multinacional norte-americana de transporte privado urbano está fundamentada no que se chama de “tecnologia disruptiva”, ou seja, uma tecnologia inovadora em rede que se utiliza de um aplicativo conhecido como “E-hailing” (chamada eletrônica) que oferece um serviço semelhante ao do táxi tradicional, conhecida popularmente como serviços de "carona remunerada", portanto, um dos exemplos dessa mudança que nos acompanha. Notem que o UBER se constitui apenas de uma ferramenta de software que não é proprietária dos carros que atendem a sua clientela, porém, se transformou na maior companhia de táxis do mundo.
A AIRBNB, hoje uma empresa com sede em São Francisco na Califórnia teve seu início apenas em um site onde as pessoas alugavam quartos em suas casas, algo como um “CouchSurfing” (surfar no sofá alheio). Como o negócio cresceu, exponencialmente, o site começou a ser usado também para alugar apartamentos inteiros e se transformou em uma "imobiliária online", a qual mais cresceu nos últimos anos e se tornou a maior companhia hoteleira do mundo sem que seja proprietária das edificações as quais aluga.
Já a chamada Inteligência Artificial (a inteligência incorporada a computadores e softwares) vem viabilizando um melhor entendimento entre pessoas e negócios ao redor do mundo.
Nos Estados Unidos, advogados jovens já não conseguem empregos, pois, através da inteligência artificial do WATSON (supercomputador da IBM) já se pode conseguir aconselhamento jurídico/legal dentro de segundos, com 90% de exatidão se comparado com os 70% de exatidão quando feito por humanos.
Especialistas comentam que os Advogados é que se cuidem! Pois, existem expectativas de que haverá 90% menos advogados no futuro, onde somente os especialistas, sobreviverão. Além disso, o WATSON vem ajudando enfermeiras a diagnosticar câncer com quatro vezes mais exatidão do que as enfermeiras humanas. 
Já o FACEBOOK vem incorporando um software de reconhecimento de padrões o qual pode reconhecer faces melhor que os humanos, havendo fortes expectativas de que em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes que os humanos.
Os veículos autônomos são outra realidade! Os primeiros veículos dirigidos automaticamente já aparecem ao grande público. Estima-se que ao redor de 2020 a indústria automobilística começará a ser demolida, pois, as pessoas não desejarão mais possuir um automóvel.  Nossos filhos jamais necessitarão de uma carteira de habilitação ou serão donos de um carro no futuro.
Estes acontecimentos mudarão as cidades para sempre, pois elas necessitarão de 90 a 95% menos carros para uso. As cidades poderão então transformar suas áreas de estacionamento em parques recreativos ou em áreas de lazer.
A diminuição de perdas humanas no transito é outra marca dos novos tempos. Atualmente, cerca de um milhão e duzentas pessoas morrem a cada ano em acidentes decorrentes do trânsito automotivo em todo o mundo. Já as estatísticas demostram que hoje temos um acidente decorrente do trânsito a cada 100.000 km, porém, com a utilização dos veículos “autodirigidos” se projeta uma estatística de um acidente a cada 10.000.000 de km, o que salvará mais de um milhão de vidas por ano.
Desse modo muitas empresas automotivas desaparecerão. Diante disso, muitas companhias automobilísticas tradicionais vêm adotando uma estratégia evolucionária de construir carros melhores enquanto as companhias tecnológicas como Tesla, Apple e Google, vêm adotando uma estratégia revolucionária e construindo um computador sobre rodas.
Os reflexos já começam a aparecer. Volkswagen e Audi estão completamente aterrorizadas com a disposição da empresa TESLA MOTORS, uma marca de automóveis norte-americana que desenvolve e comercializa veículos elétricos de alto desempenho e que tem como tendência abocanhar novos mercados para seus produtos no mundo todo.
Pois, é! Tudo isso acontecendo e nós aqui dando milho aos pombos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário