terça-feira, 21 de novembro de 2017

Prosperidade Financeira

Conquistar uma saudável prosperidade financeira não é algo fácil. Para alguns até parece impossível que isso aconteça. Porém, existem caminhos através de uma boa disciplina financeira através da leitura de bons livros sobre o assunto e da aplicação de métodos utilizados pelos grandes financistas mundiais.
Segundo especialistas, ficar rico começa por se pagar primeiro, ou seja, buscando o hábito de deixar um montante de 10% de suas receitas numa poupança. O conselho vem do livro - O Homem mais rico da Babilônia, onde se lê que a cada dez moedas disponíveis, utilize apenas nove, e faça uma boa poupança com o restante.
Seguindo adiante, será preciso outro compromisso: gastar menos do que se ganha. Algo fácil de dizer, porém, difícil de realizar, dado que as sociedades modernas estimulam muito o consumo o que facilita gastar demasiadamente. Além disso, havemos de considerar que quando as pessoas começam a ganhar mais, elas começam também a gastar mais, algo que precisa ser contido.
Outro ponto é investir, uma vez que você já conseguiu controlar suas despesas e poupar ao menos 10% de suas receitas. Assim, o próximo passo é colocar seu dinheiro para trabalhar para você. Investir pode fazer toda a diferença na hora de ter uma aposentadoria confortável, por exemplo. Assim, uma boa alternativa, pode ser os fundos de investimentos ou o Tesouro Direto.
Lembre-se de que sempre há algum tipo de risco na hora de investir, por isso é crucial ter inteligência na hora de escolher onde colocar o seu dinheiro. Lembre-se que investir é um jogo de longo prazo, pois achar que ficará rico logo, logo, apenas pode atrapalhar. Como diz o mega investidor Warren Buffett "é bastante simples conseguir ficar bem indo aos poucos, mas não é fácil ficar rico rapidamente".
Assim, investir em um imóvel, uma casa, atualmente, é algo controverso, mas, o conselho de grandes investidores é que todo homem deva ter uma casa para si mesmo. Porém, antes de investir em um imóvel, é preciso saber o quanto você pode pagar por ele e se você está preparado para todos os custos ocultos que aparecem ao bancar um imóvel, uma casa.
Planejar a aposentadoria é algo interessante. Entenda que o tempo é o seu melhor recurso quando se trata de investir para a aposentadoria. Isso acontece graças aos juros compostos. Então, quanto mais cedo você começar a poupar para a aposentadoria, melhor você estará. Por isso, caso você não tenha começado a se planejar para esse momento da sua vida, o momento é agora.
Por outro lado, cuide do lado exotérico de sua vida. Faça às pazes com o dinheiro. Não pense que o dinheiro é sujo; que somente traz desgraças; que é perigoso; que atrai falsos amigos; que causa brigas; que é o mal do mundo; e que não há dinheiro suficiente para todos.
Portanto, não pense que as pessoas prósperas são gananciosas, exploradoras, que elas são responsáveis pela pobreza do mundo, que elas são arrogantes ou infelizes. É preciso pensar de forma mais proativa e mais produtiva em relação ao dinheiro.
Lembre-se que a prosperidade financeira difere da independência financeira. Prosperidade é um estado ou qualidade que se atinge ou conquista, assim como alguém que esteja saudável e em plena ascensão em diversas áreas de sua vida como saúde física, mental, financeira, profissional e social. A prosperidade financeira, portanto, é estar saudável financeiramente e isto está longe de ter somente muito dinheiro, como muitos podem pensar. Trata-se de obter educação financeira, conquistar maior controle emocional, clareza e habilidades de um investidor. Portanto, ser consciente na sua relação com o dinheiro, o que envolve identificar e corrigir falhas como consumismo, incoerências, falta de gratidão com os outros e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário